Enquanto todo mundo geralmente pensa no border collie como sendo preto e branco, eles possuem uma grande variedade de cores. Com estabelece o padrão, todas as cores do border collie são aceitas, mas marcas tradicionais são exigidas, como pelos brancos até o rosto, peito branco e pernas dianteiras, um colar branco em torno do pescoço, patas traseiras brancas e um branco na ponta da cauda, mas o branco não deve dominar jamais.

A cor dos pelos é controlada por um certo número de genes dominantes e recessivas herdadas dos pais. Para qualquer característica dada, incluindo cor, um cachorro vai herdar um gene do pai e outro da mãe e da distribuição destes genes podem variar entre os filhotes em uma ninhada.

Cores Border Collie

Preto branco

Black é um gene dominante e a coloração preto e branco sempre será produzido a menos que outros genes modificadores estão presentes.
Preto Tricolor

O mesmo como preto e branco, mas com tan ‘pontos’ nas bochechas, sobrancelhas ”, pernas e debaixo da cauda. Tricolor é um gene recessivo assim duas cópias do gene deve estar presente numa composição genética cães, a fim de que ele seja uma tricolor. Ambos os pais devem transportar o gene de modo para que possa ser produzido em uma ninhada. Se você cruzar dois tricolores só irá produzir tricolores
Azul Merle

Merle é um gene modificador que causa pigmentação ‘desigual’ sobre o corpo, isso também pode se estender sobre o nariz e os olhos produzem narizes cor de rosa e olhos de cor azul ou ímpares. Merle é um gene dominante para que um merle azul terá apenas uma cópia do gene. Quando um merle é acoplado a qualquer outro merles “cor” sempre pode ser produzido. Merle azul é quando o gene merle age sobre uma base de preto / branco.
A ‘merle duplo “é um merle que tem duas cópias do gene merle, isso deve ser evitado a todo custo, pois há inúmeros problemas de saúde associados com esta combinação genética, principalmente surdez, deficiência visual e problemas de saúde geral e desenvolvimento. O merle duplo, muitas vezes, parecem excessivamente de cor branca e pode ter olhos pequenos.

Azul Merle Tricolor

O mesmo que o tricolor preto, mas com o gene merle também presente. Um cão tricolor merle azul tem duas cópias do gene tricolor e um dos merle.

Chocolate (vermelho / marrom) e branco

Há alguma confusão sobre internacionalmente o nome correto para essa cor, os tons podem variar muito e pode ser referido como vermelho, chocolate, marrom, fígado etc.  O chocolate é também um gene recessivo assim duas cópias do gene deve estar presente numa composição genética cães, a fim de que ele seja chocolate. Ambos os pais devem transportar o gene de modo para que possa ser produzido em uma ninhada. Se você cruzar dois Chocs você só vai produzir Chocs.

Chocolate Tricolor

Mesmas marcas como tricolor negra, mas com a cor chocolate na ‘base’. Um cão tricolor chocolate deve ter duas cópias de genes tanto a chocolate e tricolor para exibem a cor.
Chocolate Merle

Mesmo que merle azul, mas o gene merle age em um choccolate / base branca. Duas cópias do gene de chocolate e uma cópia do gene Merle estão presentes.

Chocolate Tricolor Merle

Mesmo que chocolate tricolor, mas com o gene merle também presente. Um cão merle choccolate tricolor tem duas cópias de ambos os genes e chocolate tricolor e uma cópia do gene merle.

Azul e Branco

Azul é a cor produzida quando o preto é diluído. O gene também é diluído de modo recessivo duas cópias do gene deve estar presente numa composição genética cães, a fim de que é cor de base para ser diluído. Ambos os pais devem transportar o gene de diluição para que ele a ser produzido em uma maca. Se você acoplar dois dilui você só vai produzir dilui.

Aliás, há uma condição genética relativamente rara encontrada em ambos os azuis e lilases (em outras raças não apenas do BC) conhecida como alopecia diluição que pode causar manchas careca todo o corpo e, particularmente, sobre as orelhas. É comum pensar que a criação de diluído para diluir vai aumentar a incidência de alopecia diluição, mas não houve nenhuma evidência para apoiar esta e um filhote de cachorro azul de dois pais negros é a mesma probabilidade de sofrer desta doença, como um de dois pais azuis (na verdade, eu nunca vi isso de dois pais azuis).

Tricolor azul

O mesmo que o tricolor preto, mas com duas cópias do gene de diluição também presente. Um cão tricolor azul tem duas cópias de ambos os genes diluído e tricolor.

Slate Merle

Mesmo que merle azul, mas o gene merle age em uma base diluída preto / branco. Duas cópias do gene diluído e uma cópia do gene Merle estão presentes.

Slate Tricolor Merle

Igual ao azul tricolor, mas com o gene merle também presente. Um cão merle ardósia tricolor tem duas cópias de ambos os genes diluídas e tricolor e um dos merle.
Red (vermelho, dourado, vermelho australiano) e branco

Esta cor é muito raro no Reino Unido e não há, portanto, a confusão sobre o nome correto; que geralmente se referem a esse vermelho como dourado / amarelo ou australiano embora novamente, os tons podem variar muito. Obviamente, na Austrália / NZ eles apenas se referem a esta cor como vermelho. O vermelho é também um gene recessivo assim duas cópias do gene deve estar presente numa composição genética cães, a fim de que ele seja vermelha. Ambos os pais devem transportar o gene de modo para que possa ser produzido em uma ninhada. Se você cruzar dois vermelhos só irá produzir tintos.

Nem o gene merle tricolor ou pode ser expressa nesta cor do revestimento de modo não é prudente nunca acasalar um vermelho dourado com um merle a menos que você sabia que as linhas muito bem; se o merle carregava o gene vermelho dourado que você quase certamente produzir merles fantasmas.